Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Tema do evento será “Direitos Humanos, Democracia e o legado de Paulo Freire” e inclui Homenagem ao Professor Balduino Andreola

A ADUFRGS-Sindical, através do seu GT Educação, realiza no dia 28 de setembro, às 18h, Edição Especial dos Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921-2021), sob o tema “Direitos Humanos, Democracia e o legado de Paulo Freire”, com transmissão ao vivo pelo canal “Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical” no YouTube, criado para as comemorações, e também no Facebook do Sindicato.

O Webinário também inclui homenagem ao Dr. Balduíno Andreola, professor Emérito aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

O evento será aberto pelo presidente da ADUFRGS-Sindical, professor Lúcio Vieira. A apresentação vai ser conduzida pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação do Sindicato e coordenadora do GT Educação. Foram convidadas para esta edição especial as professoras Dóris Fiss, da FACED/UFRGS, e Fernanda Paulo, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

A professora Sônia Ogiba enalteceu a realização desta edição especial. “Esta atividade encerra a série de webinários comemorativos ao centenário de Paulo Freire promovida pelo GT Educação da ADUFRS-Sindical desde junho desse ano. Nessas quatro edições, tivemos como referência obras desse grande educador, que contribuiu com a contextualização de temas atuais”, referiu. “O pensamento de Freire nos ajudou a refletir sobre a conjuntura política, econômica e social brasileira durante a pandemia, reforçando sua lição em esperançar”, comentou. “Por fim cito -Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! (Pedagogia da Esperança, 1992).”    

Também foram convidados para o evento a professora Rosangela G. de Oliveira, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (SINDIEDUTEC) e diretora de Direitos Humanos PROIFES-Federação, e Luiz Carlos Bombassaro, professor da FACED/UFRGS.

Inscreva-se no canal “Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical no YouTube” para receber os avisos de novos vídeos e assistir os Webinários!

Acesse também a aba Centenário Paulo Freire - Memória Freiriana na ADUFRGS-Sindical

https://adufrgs.org.br/centenario-paulo-freire.    

Matérias relacionadas sobre: Centenário Paulo Freire