Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 08 de outubro de 2021

O professor e palestrante Gilmar Schafer orientou sobre os cuidados com a vegetação em ambientes internos

O Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical realizado na tarde da última quinta-feira, 7 de outubro, trouxe um assunto em evidência durante a pandemia de Covid-19, “Cultivo de plantas ornamentais de interior”. O tema foi abordado pelo professor e palestrante Gilmar Schafer, e a mediação do debate conduzida pelo professor Sergio Tomasini, ambos da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento virtual transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube e Facebook do sindicato é uma promoção do Núcleo de Multiatividades coordenado pelo professor aposentado Otto Koller.

Na abertura da live, o professor Otto agradeceu a participação do palestrante e mediador e destacou a importância do tema para a sociedade. “Nesse momento de pandemia, que as famílias ficaram recolhidas em suas casas, o cultivo das plantas foi uma alternativa para garantir o bem-estar. É importante cuidarmos das plantas com conhecimento e carinho”, referiu.

Live 7 de outubro 4

O mediador Sergio Tomasini salientou que a procura e a venda de produtos para o cultivo de plantas de interior aumentou durante a pandemia. “O fato de passarmos muito tempo confinados em nossas habitações nos propiciou o aperfeiçoamento do cultivo de vegetações internas”, explicou. “As plantas proporcionam benefícios terapêuticos. A psicologia ambiental constatou que as pessoas com visibilidade de vegetação pela janela têm uma recuperação melhor do que as outras que enxergam apenas edifícios de sua janela”, ressaltou. “Existe um crescimento do conceito de healing gardens, os chamados jardins de cura, utilizados para denominar espaços verdes em hospitais e outros centros voltados à área da saúde. Esse contato com a vegetação de maneira terapêutica traz benefícios diretos para a nossa saúde e qualidade de vida”, enfatizou.

Live 7 de outubro 5

O palestrante Gilmar Schafer expressou que as plantas alimentam a alma e oferecem conforto nesse momento pandêmico. “Para cultivar a vegetação interna é importante que as pessoas considerem os devidos cuidados em relação à luz e à irrigação. Algumas folhagens de vasos cultivadas no interior são originárias de matas e necessitam de luz menor. Samambaias, por exemplo, se adaptam em ambientes com pouca iluminação natural”, mencionou.

“Bromélias, antúrios e zamioculcas adequam-se a ambientes fechados e necessitam de pouca água. As suculentas são excelentes para ambientes internos e resistem 15 dias sem água, assim com o cacto, que é uma planta de sol”, informou. “Cada planta tem exigência de luz para crescer e desenvolver a sua capacidade vegetativa.”

Entre as plantas que se acomodam em locais de meia sombra, Gilmar citou as azaleias, as violetas, as begônias e a palmeira raphis. “Já a kalanchoe, o crisântemo e a rosa do deserto são propicias para ambientes com sol. Antes de comprar uma planta é necessário sempre perguntar sobre o tipo de lugar indicado para acomodá-la – sol, sombra ou meia sombra”, orientou.

Outra dica do palestrante durante a live foi a escolha dos vasos e do substrato, que é um material utilizado para fixar a planta no vaso e desenvolver seu crescimento. “O vaso deve ser sempre de tamanho maior e o cuidado com a irrigação é fundamental. Em colocais abertos a quantidade de água deve ser maior. Nos locais fechados deve ser observado o excesso de água. As plantas devem ser molhadas pela base e nunca pelas folhas para evitar moléstias”, recomendou.

Saiba mais sobre o palestrante e o mediador

O palestrante Gilmar Schafer é engenheiro agrônomo, professor de Floricultura no Departamento de Horticultura e Silvicultura, docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFRGS.

O mediador Sérgio Tomasini trabalha como Professor Adjunto no Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Assista a live aqui.

Veja os comentários durante o chat do YouTube:

Luciane Campana Tomasini – ​Hehehe, eu sei bem! os cactos têm essa necessidade de sol direto.

Vera Valente – ​Beleza de apresentação. Parabéns a todos.

Luciane Campana Tomasini – ​Fico muito chateada com as cochonilhas.

Alice Maciel – Parabéns por esta palestra tão enriquecedora. Compartilho de plantas na minha sala, o que dá a sensação de bem-estar.

Sandra Castro – O dente de leão cura os rins.

Cristiano Prua – ​Queria só agradecer esta grande aula !!! ótimo Professor😀 é sempre empolgantes suas aulas …abraços para você e sua esposa, que foi minha professora também.

Zilá Mesquita – ​É linda! Faz bem à alma vê-la! ​Agradecidíssima!

Matérias relacionadas sobre: Live aposentados