Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 23 de abril de 2019

Sindicato lança documento como resposta aos ataques do governo à produção científica e educação superior pública

A ADUFRGS-Sindical lança nesta quarta-feira, 24, o manifesto Para onde caminhamos – O desmonte do sistema de CT&I é aposta na entrega do País no qual defende a Ciência & Tecnologia como propulsora do desenvolvimento nacional. O documento é uma resposta à política de desmonte da Ciência promovida pelo governo Bolsonaro, que anunciou cortes na Capes, CNPq e tem dito que as universidades públicas não produzem pesquisa.

Ao contrário do que afirmou o presidente Bolsonaro, mais de 95% da produção científica brasileira é realizada nas universidades públicas do País e tem relação direta com os principais avanços tecnológicos em todas as áreas do conhecimento promovidos, inclusive, em parceria com empresas estatais como a Petrobras e a Embrapa.

Entre 2011 e 2016, o Brasil publicou mais de 250 mil artigos na base de dados Web of Science (rede que congrega a produção científica de mais de 190 países) em todas as áreas do conhecimento e, por isso, está na 13ª posição na produção científica global.

O lançamento do manifesto será realizado entre 12h e 14h durante um bate-papo sobre o desmonte da Ciência & Tecnologia e pesquisa no Brasil com o presidente da ADUFRGS-Sindical, Paulo Machado Mors, no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante a atividade, a ADUFRGS vai coletar assinaturas para o abaixo-assinado nacional contra a Reforma da Previdência. 
Após o lançamento, o presidente media o Ciclo de Debates Universidade do Futuro, promovido pelo ILEA em parceria com a ADUFRGS sobre O lugar do Brasil na Ciência e Tecnologia. O convidado desta edição é o professor Glauco Arbix, do Observatório da Inovação do IEA-USP.

Serviço
Lançamento do manifesto da ADUFRGS em defesa da CT&I 

Data: 24 de abril (quarta-feira)
Horário: 12h às 14h
Local: Pátio em frente ao Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados / UFRGS (ILEA). Avenida Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43.322 - Campus do Vale.

Ciclo de Debates Universidade do Futuro: O lugar do Brasil na Ciência e Tecnologia com Glauco Arbix
Data: 24 de abril (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório do ILEA (Prédio 43.322 na UFRGS Campus do Vale)

Contatos para imprensa: Manoela Frade (51) 9 9880 0807