Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Universidade ganhou uma nova normatização da carreira em todos os níveis, com trâmites determinados em fluxogramas, que garantiram agilidade no andamento de cada processo. 

Os novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFCSPA serão escolhidos no dia 13 de dezembro, com a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos três anos. “Esperamos que os colegas se organizem e encontrem suas representações, para dar continuidade ao que foi feito até aqui”, deseja a presidente da CPPD, Luciana Boose Pinheiro.

A CPPD é responsável por assuntos relativos à carreira docente dos professores, como alteração de regime de trabalho, avaliação de desempenho para ascensão e incentivo funcional e avaliação de estágio probatório. Além disso, desenvolve estudos sobre fixação e aperfeiçoamento da política do pessoal docente. Segundo Luciana, na atual gestão, a Universidade ganhou uma nova normatização da carreira em todos os níveis, com trâmites determinados em fluxogramas, que garantiram agilidade no andamento de cada processo. 

A aplicação de formulários e a padronização de despachos também contribuíram para acelerar a apreciação dos processos. “Sem esse trâmite delineado e a exigência de muita documentação, tudo era mais demorado. Com a nova norma, conseguimos eliminar um pouco esses obstáculos”, relata. De acordo com a professora, um problema que ainda persiste é a obrigatoriedade da carga horária docente ser validada pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade, o que tem “onerado alguns processos que os docentes não conseguem comprovar”. 

Outro marco desta gestão, que termina em dezembro, é o crescimento do número de docentes em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Em 2013, apenas 26% dos professores da UFCSPA eram DE. Em dois anos, esse percentual saltou para 41%. Ainda assim, é um número baixo se comparado com outras universidades, que chegam a ter 90% dos professores nesta condição. “Quando assumimos, tínhamos uma comissão esvaziada, com entraves burocráticos e norma interna obsoleta”, afirma Luciana. Apesar dos avanços, reconhece, muito ainda precisa ser feito para melhorar o trabalho da comissão. Como exemplo, ela cita a informatização das atividades docentes na UFCSPA, para melhoria do atendimento às solicitações dos docentes com relação a suas carreiras. “Ainda não conseguimos nos livrar do papel e ainda estamos longe de informatizar esse processo”, admite. 

Além da presidente Luciana Boose Pinheiro, a atual gestão da CPPD/UFCSPA é composta pelos professores Pedro D ´Azevedo, Arlete Hilbig, Cristina Loureiro Chaves Soldera, Eliane Goldberg Rabin, Lisiane de Rosa Barbosa, Maria Beatriz Kohek, Mônica Oliveira e Sheila Bünecker Lecke. As duas últimas foram indicadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 2015. Antes disso, as duas vagas eram ocupadas pelas professoras Cláudia Bica e Aline Camargo.

UFCSPA escolhe novo reitor em novembro

No próximpo dia 17 de novembro acontece a eleição para escolher o novo reitor da UFCSPA. Seguindo as proporcionalidades recomendadas por lei, o voto de alunos e técnico-administrativos representará 30% do total de votos válidos e o de docentes, 70%. O resultado da votação será avaliado pelo Conselho Universitário. Duas chapas concorrem à Reitoria para o período 2017/2021, integradas pelo professores Luís Henrique Telles da Rosa e Newton Aerts; e Lucia Campos Pellanda e Jenifer Saffi.


Texto e foto: Araldo Neto
ADverso/Edição 222 - Setembro/Outubro - 2016

Matérias relacionadas sobre: Carreira