Obras do educador foram referência à reflexão sobre o contexto atual da pandemia
Na noite da última terça-feira, 22, a ADUFRGS-Sindical iniciou programação em celebração ao Centenário do educador Paulo Freire (1921-2021), proposta pelo GT Educação do sindicato, coordenado pela professora e diretora de comunicação, Sônia Mara Ogiba. A série de Webinários comemorativos ao centenário trouxe como primeiro episódio o tema “Do Medo à Ousadia: Diálogo enquanto estratégia de luta e resistência em tempo de pandemia”. A live transmitida ao vivo pelo Youtube e Facebook contou com os palestrantes a professora Juliana Goelzer, da Universidade Federal de Santa Maria, Grupo DIALOGUS, e o professor Jaime Zitkoski, da Faculdade de Educação da UFRGS. O debate foi mediado pela professora Liliane Madruga Prestes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), campus Porto Alegre.
O presidente da ADUFRGS-Sindical, Lucio Vieira, abriu a programação, fazendo uma referência sobre a contribuição de Paulo Feire à educação brasileira. “Esta série de atividades comemorativas reúne pesquisadores da educação para resgatar os ensinamentos de Paulo Freire, um dos maiores educadores do mundo”, salientou. “As obras dele nos ajudam a reafirmar alguns princípios essenciais de educação, política e humanização necessários para vivenciarmos a atual conjuntura nacional”, refletiu.
A coordenadora do GT Educação, a professora Sônia Mara Ogiba, apresentou o lançamento da série de Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire, que acontece até setembro deste ano, quando o educador completa 100 anos de nascimento. “O título deste primeiro webinário foi intensamente debatido e pensado pelo GT Educação e baseia-se na obra Medo e Ousadia - cotidiano do professor, na qual Freire dialoga com Ira Shor, pedagogo norte-americano, trazendo temas da maior significação”, destacou.
Sônia contextualizou o subtítulo do webinário O diálogo como estratégia de luta e resistência em tempo de pandemia. “O GT entendeu que colocar esse subtítulo remetia a um compromisso de trazer para dentro do sindicato, para suas lutas, a importância política e pedagógica destas significações que estão na palavra luta e resistência”, referiu. “É motivo de muita alegria começar pelo tema desta obra, mas certamente os nossos queridos convidados, professor Jaime Zitkoski e professora Juliana Goelzer irão sair dos limites desta obra e penetrar no pensamento de Paulo Freire, tanto do ponto de vista dos fundamentos deste pensamento emancipatório e crítico como também adentrar no cotidiano da escola que é exatamente o subtítulo desta obra, o cotidiano do professor”, ressaltou.
A coordenadora do GT Educação destacou, ainda, suas impressões sobre a live. “Vamos ter uma noite de muito calor, muito amor pela educação porque era assim que Paulo Freire refletia, sempre com muito afeto. Ele possuia uma atitude ética incomparável, emancipadora e humanizante, que transborda em todo o seu pensamento e nesta obra isso aparece claramente”, expressou.
A professora Sônia fez um agradecimento especial ao GT Educação e informou que a programação ficará disponível no novo canal da ADUFRGS especificamente para a programação sobre o Centenário do Paulo Freire e que no site do sindicato terá uma Aba chamada “Centenário Paulo Freire”, com postagens sobre a obra do educador e outras atividades, como entrevistas e podcasts”.
Sônia, encerrou sua fala agradecendo aos palestrantes e a mediadora da live, desejando uma boa noite a todos e todas, com a certeza de que “será uma noite de bastante diálogo, encantamento e de esperança, foi isto que Paulo Freire nos deixou como herança na educação”, concluiu.
Palestrantes destacam a importância dos ensinamentos de Paulo Freire nos dias atuais
A mediadora Liliane Prestes considerou que o webinário é relevante para pensar a educação no atual momento. Ela cita a obra de Freire Pedagogia do Oprimido para comentar sobre a banalização da violência e da morte no Brasil. “Hoje temos mais de 500 mil mortes no País por Covid-19 e milhares de famílias destroçadas com essas perdas”, ponderou. “As redes sociais nos ajudam durante a pandemia, mas por outro lado, destilam ódio. Enquanto sociedade, somos convocados a pensar na valorização da vida humana e esse legado está em Paulo Freire”, reforçou.
O professor e palestrante Jaime Zitkoski utilizou as obras de Paulo Freire para contextualizar o atual cenário brasileiro. “Vivemos uma crise brasileira que se agravou com pandemia e a iminência do risco de adoecimento e morte. A lógica capitalista produz desigualdades sociais e exclusão”, avaliou. “Frente às rupturas políticas e econômicas temos a cultura da banalização, da violência e do ódio. É comum vivenciarmos fatos negativos frequentemente e isso nos causa medo e insegurança”, observou.
Jaime ressaltou que a pandemia também atinge questões sociais e ambientais, pois segundo ele, destrói a vida de todas as espécies. O professor citou ainda a obra freiriana Pedagogia da Autonomia, que expressa a revitalização do valor da vida. “Atualmente grande parte da população brasileira acha normal o número constante de mortes, o sofrimento e a maldade da violência”, analisou. “A sociedade tem medo do futuro por desamparo, insegurança e exclusão social. Somos vítimas dessa política excludente.”
O palestrante enfatiza que o diálogo é a essência da educação e da existência humana. “Temos a necessidade de humanização. Os oprimidos sofrem pela falta de diálogo. De acordo com Paulo Freire na obra Pedagogia do Oprimido, os outros é que me constituem como pessoa humana”, contextualizou.
Para enfrentar o momento político no País, Jaime cita o livro de Freire Pedagogia da Esperança, que cita a importância dos movimentos sociais e suas estratégias de luta. “É preciso reinventar as estratégias de luta da sociedade civil. A construção de canais de comunicação dialógica e a resistência do trabalho coletivo são uma forma de enfrentamento à crise da pandemia”, frisou.
A professora e palestrante Juliana Goelzer, que integra o Grupo de Pesquisa Dialogus: educação, formação e humanização com Paulo Freire da Universidade Federal de Santa Maria, falou sobre a sua experiência na vice-direção da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo durante a pandemia. “Tivemos medo da doença, da nova forma de educação, de garantir o cuidado com as crianças, de não perder o vínculo com as famílias”, explicou. “Segundo Paulo Freire, o medo é algo natural. Podemos assumir os nossos medos, mas não paralisar e sim colocar limites”, comentou.
Juliana defendeu que a organização de novos canais de comunicação deve passar por um processo de escuta e diálogo. “Neste momento de pandemia, nossa equipe dialogou com as famílias dos alunos identificando suas necessidades”, disse. “Segundo Paulo Freire, o diálogo é uma forma de criação e recriação, que sela o ato de aprender e isso é um processo de autotransformação para os professores”, refletiu.
Juliana falou sobre o planejamento com as crianças. “Fazemos nosso plano conforme o universo que as crianças trazem para a escola. O canal de comunicação entre os professores foi fundamental para nos fortalecer. Tivemos que nos reinventar no contexto da vida das crianças durante a pandemia e apostamos na autotransformação e no autoconhecimento”, finalizou.
Veja alguns comentários do chat durante a Live
Fernanda Puntel Rutsatz - Ira Shor e Paulo Freire, dois pedagogos essenciais em nossa prática pedagógica!!
Ivani Soares
Muito bom ouvir sobre um tema tão atual e relevante! Parabéns às/aos palestrantes!
Dinorá Moraes
Parabéns , Sônia! Parabéns ao GT Educação da Adufrgs!
Sonia Mara Moreira Ogiba
Que destaque importante professor Jaime!! Uma coisa é comunicar e outra bem distinta é dialogar, que implica os sujeitos nesse circuito!!
Simone Fogazzi
A pedagogia da esperança é a pedagogia da luta política... que exige a ação para "esperançar". É a esperança em movimento!
Sônia Mara Moreira Ogiba
Excelente essa associação entre reformas e mudanças estruturais, muito obrigada Jaime!!
Sônia Mara Moreira Ogiba
Isto professora Juliana precisamos retomar a potência do Medo que conduz à Ousadia e a coragem para enfrentar as lutas pela emancipação humana!!
Vanderlei Carraro
Parabéns Adufrgs pela iniciativa
Ivani Soares
Que riqueza ouvir uma professora com essa humanidade, amorosidade e rigorosidade.. fazer ensino assim é uma grande ousadia!
Lucio Olimpio de Carvalho Vieira
Parabéns aos palestrantes. Excelentes exposições.
Sônia Mara Moreira Ogiba
Liliane, muito agradecida pela importante contribuição que destes na mediação da live. Aos professores Jaime e Juliana, nosso muito obrigada pela participação na inauguração do Centenário de Paulo Freire na Adufrgs.
Assista a live no novo Canal
Assista a live no Canal Centenário de Paulo Freire na ADUFRGS- Sindical, que traz informações, atividades e vídeos alusivos à trajetória do educador. Inscreva-se no novo Canal e acompanhe as próximas lives ao vivo.
YouTube Centenário de Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical.