Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 14 de julho de 2021

Assembleia reforçou o debate sobre “A Reforma administrativa e os seus impactos na Educação Pública e na Ciência”

Na noite de terça-feira, 13, a Assembleia Geral Extraordinária da ADUFRGS-Sindical realizada em formato virtual pela plataforma Zoom Cloud Meetings elegeu a delegação de associados/as que vai representar o sindicato na 16ª Plenária Estatutária Estadual da CUT/RS, nos dias 3 e 4 de setembro de 2021. O evento também reforçou o debate sobre “Reforma Administrativa e os seus impactos na Educação Pública e na Ciência” com a participação do professor Vilson Romero, do presidente em exercício do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, e do presidente estadual da CUT, Amarildo Cenci.

A assembleia foi presidida pelo diretor de Assuntos Sindicais da ADUFRGS, Jairo Bolter, e secretariada pela diretora 1ª Secretária do sindicato, Luciana Pinheiro.

PEC 32 – Reforma Administrativa

O professor Vilson Romero falou sobre os impactos da PEC 32, que se for aprovada, afeta os direitos dos servidores e destrói os serviços públicos prestados à população, colocando em risco a educação, a ciência e a saúde.  “Nós temos uma situação de desmonte do estado brasileiro que permite o loteamento dos cargos públicos e fragiliza totalmente nossas estruturas”, avaliou. “Acima de tudo, a proposta cria mecanismos que vão permitir a avaliação de desempenho e a quase sumariedade na demissão dos servidores do executivo, visto que no momento a PEC não afeta o legislativo e o judiciário”, observou.

Como estratégia de enfrentamento à PEC 32, Romero mencionou a atuação das Frentes em Defesa do Serviço Público espalhadas pelo País, os coletivos e as emendas à reforma. “No Rio Grande do Sul, dos 31 deputados federais, 11 são contrários à PEC. Precisamos intensificar essa campanha de convencimento aos parlamentares para que votem contra a reforma administrativa”, alertou. “Junto com a Frente Gaúcha em Defesa do Serviço Público planejamos um trabalho de mídia de rua para pressionar os quatro parlamentares que estão na Comissão Especial de Constituição e Justiça da Câmara Federal, Osmar Terra, Alceu Moreira, Marcel Van Hattem e Marcelo Moraes para que votem contra a PEC 32. Estamos mapeando as bases desses deputados com uma forte campanha, dizendo que: Deputado que vota contra o serviço público não volta”, ressaltou.

Wellington Duarte enfatizou que a estratégia do PROIFES-Federação é convencer os parlamentares dentro da CCJ e do plenário da Câmara Federal que não existe necessidade de reforma nessas condições. “Enquanto persistir a Emenda Constitucional 95, que coloca um limite no teto de gastos públicos dos três poderes durante um período de 20 anos, não teremos futuro”, afirmou. Para ele, a intenção do Executivo em criar carreiras típicas de estado atinge diretamente os servidores públicos federais, que ficarão em uma situação de dependência do governo.

Na ocasião, Amarildo Cenci comentou sobre o gibi com a História da Família Silva que explica à população os impactos da reforma administrativa, utilizando uma linguagem simples e objetiva. A publicação é produzida pela CUT/RS em parceria com entidades filiadas, entre elas a ADUFRGS-Sindical. “A PEC 32 faz com que o Estado seja secundarizado e a prestação dos serviços públicos seja jogada nas mãos da inciativa privada. Precisamos dialogar com a sociedade sobre a ameaça de desmonte do estado e defender a importância do SUS e da educação pública”, reforçou. 

Tendo em vista que o tempo para o debate sobre a reforma administrativa foi curto durante a assembleia, a coordenação da mesa apresentou a proposta para a realização de uma conversa específica com os associados/as que aprofunde essa pauta. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário e será encaminhada para a diretoria da ADUFRGS-Sindical.

Confira a delegação da ADUFRGS à Plenária Estadual da CUT/RS:

Conforme a cota de gênero estabelecida pela CUT estadual foram eleitas como delegadas titulares, as professoras (abaixo em ordem alfabética):

Ana Carolina Ribeiro Teixeira

Graciela Quijano

Sônia Mara Ogiba  

Delegados titulares:

Darci Campani

Jairo Bolter

Luiz Glock

Roger Elias

Suplentes:

Laura Jardim

Luciana Pinheiro

Maria de Lourdes Gomes

Eduardo Rolim

Eduardo Silva

Felipe Comunello

Sondre Schneck