Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Atividade ocorreu logo após a Assembleia Ordinária

Na tarde de quarta-feira, 29, os/as associados/as da ADUFRGS-Sindical aprovaram em assembleia extraordinária a autorização e ratificação de ações coletivas do sindicato. Foi aprovado ainda que o sindicato faça a cobrança às Instituições Federais de Ensino Superior de planos de retorno às atividades presenciais, observando as condições sanitárias e medidas de segurança para enfrentamento à Covid-19. No caso da UFRGS, que ainda não apresentou o devido plano, será encaminhado pela direção da ADUFRGS-Sindical um pedido de audiência com a reitoria para comunicar a decisão dos professores/as na assembleia extraordinária.

A atividade ocorreu em formato híbrido logo após a realização da assembleia ordinária. Estiveram presentes na sede o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, o diretor tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, Eduardo Rolim, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Eduardo de Oliveira Silva, responsável por secretariar a assembleia. Os diretores/as Luciana Pinheiro, de Secretaria, Sônia Mara Ogiba, de Comunicação, Lourdes Gomes, de EBTT, César Vieira, de Magistério Superior, Jairo Bolter, de Assuntos Sindicais, e os associados participaram da plenária no formato virtual.

Na ocasião, o advogado Francis Campos Bordas e a advogada Grace Bortoluzzi do Escritório Bordas, que presta consultoria para a ADUFRGS-Sindical, apresentaram a pauta jurídica, explicando aspectos importantes para autorização e ratificação de ações coletivas do sindicato.

A pauta jurídica recebeu aprovação por maioria de votos dos associados/as. Além das propostas apresentadas pela ADUFRGS-Sindical, foram sugeridas outras questões pelo plenário.

Por 97% dos votos, os associados aprovaram autorizar o sindicato na adoção de providências judiciais e/ou extrajudiciais para garantir a expedição de Portarias de designação para funções de Coordenação e participação de Comissões e reflexos funcionais.

Foi aprovado ainda que a ADUFRGS solicite à Reitoria da UFRGS a divulgação do orçamento e execução orçamentária de 2021 e Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022, e faça uma representação junto ao Ministério Público Federal, caso necessário.

Eleição de delegados ao XVII Encontro do PROIFES-Federação

Ao final da assembleia, Lúcio Vieira reforçou a convocação para que os associados/as interessados/as em apresentar seu nome como delegado ao XVII Encontro do PROIFES-Federação façam sua inscrição até o dia 7 de outubro. Para inscrever-se basta enviar email com nome completo e telefone para contato: secretaria1@adufrgs.org.br