Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Diretores da ADUFRGS participaram da celebração.

Palco dos maiores debates políticos do Brasil desde a redemocratização, a Câmara dos Deputados recepcionou na quarta-feira, 18, a celebração de 15 anos de lutas e conquistas da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o PROIFES-Federação. Presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF), a sessão solene em homenagem aos 15 anos do PROIFES reuniu, no plenário Ulysses Guimarães, parlamentares, delegações de todos os sindicatos federados, movimentos sociais e representantes de entidades sindicais, estundantis e docentes, do Brasil e da América Latina.

O evento também foi marcado pelo lançamento oficial do livro PROIFES 15 Anos – Lutas e Conquistas, que registra, com o auxílio de fotos, imagens e documentos, a trajetória de uma década e meia do PROIFES, desde sua fundação como Fórum de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em 15 de setembro de 2004, até as atuações a participações recentes do PROIFES em lutas pela valorização da carreira docente, e na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil, na América Latina e demais países do globo.

“Graças a sua ação ao longo destes 15 anos foram atendidas muitas das reivindicações da categoria dos professores das Instituições Federais de Ensino, baseando-se em princípios como pluralidade, descentralização, independência e democracia, a Federação buscou, desde que foi criada, a abertura de espaços de discussão e de expressão, com vistas a construir uma nova forma de organização sindical. Esta postura, comprometida com a valorização do diálogo e da negociação como meios de solucionar conflitos resultou na consolidação da entidade como legítima representante de muitas categorias de docentes federais”, assinalou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em mensagem lida por Kokay na abertura da sessão.

“Quando falamos do PROIFES estamos falando da defesa de uma educação laica e de qualidade, uma educação gratuita, que tenha a condição de nos libertar de toda história de um país que ainda não fez o luto nem do colonialismo, nem da ditadura e nem tampouco da escravidão. Por isso precisamos tanto do PROIFES, que tem um entendimento das nossas reinvindicações corporativas, que são importantes porque resgatam a identidade de classe e profissional, pois elas se embalam na luta por um país onde nós não tenhamos como inimigos imaginários educadores e educadoras, nem tenhamos como inimigos imaginários a educação e a consciência crítica”, afirmou Erika Kokay.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, escreveu o prefácio do livro PROIFES 15 Anos – Lutas e Conquistas, que foi lido pela presidente da sessão solene. “Sempre acreditei que o caminho tem que ser uma mesa de negociação permanente, com proposta concreta, fundamentada, com conteúdo. O papel do movimento é não baixar a guarda, mas sim estar em mobilização, em vigilância. O PROIFES sempre soube cumprir esse papel. Testemunhei a qualidade téncia e política dos dirigentes do PROIFES nas mesas de negociação com o Ministério do Planejamento e Gestão. Negociações difíceis, mas sempre pautadas pelo respeito mútuo e pelo interesse da categoria docente” ressalta trecho do prefácio lido no plenário.

O presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (Sindiedutec-Sindicato) entregou aos representantes da mesa um exemplar do livro PROIFES 15 Anos – Lutas e Conquistas, lançado oficialmente na sessão solene da Câmara. Na sequência, Brandão fez um breve resumo dos principais desafios, embates e avanços obtidos pelo PROIFES desde sua fundação. “O PROIFES surgiu para fazer diferença, e para fazer diferente, e é uma referência hoje do que é debater a educação, do que é ter propostas e defender interesses da base da categoria, interesses da educação brasileira”, salientou Brandão, destacando três aspectos fundamentais da atuação do PROIFES: a defesa da liberdade de ensinar, a defesa das Universidades Públicas e dos Institutos Federais de Ensino e a defesa de uma concepção que entende a política como espaço de luta pautado no respeito, responsabilidade e pluralidade.

A coordenadora da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), em carta enviada para a sessão, resumiu a importância da atuação do PROIFES em defesa da educação pública, ao afirmar: “aqui no Parlamento contamos com o apoio e a luta do PROIFES para impedir retrocessos, defendendo as universidades federais e os professores brasileiros".

A trajetória do PROIFES coincide com o período de maior desenvolvimento da educação superior na história do país, durante os governos petistas, quando se deu a grande expansão do sistema universitário, com o crescimento do número de instituições, cursos, professores e estudantes. A entidade teve papel fundamental na conquista desses avanços e na luta pela valorização dos docentes e pela educação democrática”, frisou a deputada.

A mesa da sessão também contou com a presença, participação e falas de Geovana Tedesco, pró-reitora de pesquisa e inovação do Instituto Federal de Brasília, Roberto Leão, vice-presidente da Internacional da Educação, Eduardo Pereyra, secretário de relações internacionais da Confederação de Trabalhadores na Educação da República na Argentina, Fátima da Silva, vice-presidenta regional da Internacional da Educação para a América Latina, Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, e Denise Soares, diretora da União Nacional dos Estudantes.

“Eu queria aqui comemorar com vocês os 15 anos do PROIFES, e pedir uma salva de palmas para esta sessão e iniciativa”, destacou o deputado Airton Falteiro (PT-PA), ex-sindicalista, acrescentando que em sua avaliação o Brasil tem uma experiência sindical muito rica do ponto de vista da mobilização social e da combatividade. “Um sindicalismo que não se limitou à luta pelos direitos, à luta pelas conquistas econômicas e sociais, foi um sindicalismo que participou da vida política do país”, frisou o parlmaentar.

“É pela vida que luta o PROIFES, é pela vida que temos 15 anos de atuação, com todas as conquistas para a categoria, mas também marcando a necessidade da construção que seja democrático, livre e igualitário. Para que tenhamos a continuidade destas trincheiras, queremos o fortalecimento do PROIFES. Nossa homenagem é também um espaço de gratidão, porque esta entidade esteve aqui [na Câmara] em todas as grandes lutas, contra a EC 95 que vem a mando dos rentistas, contra as reformas que tiram direitos, por isso estamos aqui expressando uma profunda gratidão ao PROIFES dizendo vida muita longa ao PROIFES. Lutemos e tenhamos a coragem do PROIFES-Federação”, declarou Kokay ao encerrar a sessão.

Veja vídeo completo da Sessão solene em homenagem aos 15 anos do PROIFES-Federação:

Confraternização

Após a sessão solene, uma confraternização reuniu os docentes, parlamentares e lideranças de movimentos sociais e sindicais. Na ocasião foi distribuído exemplares do livro PROIFES 15 Anos – Lutas e Conquiistas, que retrata em textos e imagens a trajetória histórica do PROIFES, desde sua fundação como Fórum de Professores de IFES, em 2004, passando por sua transformação em Federação, em 2012, e sua atuação, desafios e vitórias até os dias atuais.

A confraternização contou com a presença do senador Jean Paul Prates (PT-RN) que ressaltou a essencialidade da Educação para o desenvolvimento do país e a importância da luta sindical nas conquistas dos direitos do povo brasileiro. “Neste ano, em que a educação brasileira foi alvo de muitos ataques por parte do governo federal, o PROIFES juntamente com outras entidades do campo da educação foram fundamentais para evitar que tivéssemos retrocessos ainda mais danosos”.

Na confraternização também foram apresentados vídeos produzidos ao longo dos últimos anos pelo PROIFES, com destaque para o vídeo com depoimentos de docentes sobre a fundação, estruturação e expansão do PROIFES ao longo de sua trajetória de 15 anos de lutas, desafios e conquistas:

Fonte: PROIFES, com informações Ascom ADURN-Sindicato e PT na Câmara

Matérias relacionadas sobre: PROIFES