Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 17 de abril de 2020

Empresas calçadistas fizeram mais de 3 mil demissões de trabalhadores até o começo de abril

A CUT-RS realiza nesta sexta-feira (17), às 19h, uma live para debater as demissões em massa que estão ocorrendo na indústria gaúcha, especialmente nas empresas de calçados, em meio à pandemia de coronavírus. Além de dirigentes sindicais, participarão o senador Paulo Paim (PT-RS) e especialistas em Direito do Trabalho e do Dieese.

Empresas do ramo calçadista fizeram mais de 3 mil demissões de trabalhadores até o começo de abril no Estado, ao mesmo tempo em que cortaram mais de 11 mil empregos em âmbito nacional, conforme dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

O objetivo é analisar a crise econômica, agravada pelo Covid-19, as medidas provisórias do governo Bolsonaro, como a MP 905 e a MP 936, e o oportunismo de empresários gananciosos, que estão provocando dispensas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras e a retirada de direitos trabalhistas, neste momento em que o mais importante é salvar vidas.

“É preciso resistir aos ataques dos governos, que não pararam na pandemia, e ficar de olho se as empresas praticam responsabilidade social ou se apenas fazem propaganda enganosa. Com o apoio do Estado, é fundamental segurar os empregos, os direitos e a renda da classe trabalhadora para garantir a sobrevivência na pandemia e viabilizar a retomada da economia depois”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

A transmissão será feita ao vivo nas páginas da CUT Brasil e da CUT-RS no Facebook.

Confira os participantes!

Amarildo Cenci

O professor Amarildo Cenci é o atual presidente da CUT-RS. É também diretor do Sinpro-RS. Ele vem atuando junto às federações e aos sindicatos filiados na resistência aos ataques dos governos, cobrando a manutenção dos empregos e direitos, o fortalecimento do SUS e a proteção à saúde e à vida dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Paulo Paim

Paulo Paim é senador do PT do Rio Grande do Sul. Foi fundador da CUT, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e deputado federal. Votou contra as reformas trabalhista e da Previdência. Tem criticado a MP 905, dizendo que foi editada para gerar emprego e renda, mas aumentou o desemprego e a informalidade no mercado de trabalho.

João Batista Xavier

João Batista Xavier da Silva é presidente da Federação Democrática dos Sapateiros do RS e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV). Tem cobrado negociações com as entidades patronais e vem denunciando que os patrões estão se aproveitando da pandemia para fazer demissões em massa, jogando trabalhadores no olho da rua.

Álvaro Klein

Álvaro Klein é presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), que tem cumprido importante papel na defesa do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho. A entidade tem sido parceira das lutas do movimento sindical contra as reformas que tiram direitos dos trabalhadores e em defesa da democracia.

Ricardo Franzoi

Ricardo Franzoi é economista e supervisor técnico do Escritório Regional no Rio Grande do Sul do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que assessora há quase 65 anos as entidades sindicais dos trabalhadores nas negociações coletivas, além de produzir estudos, pesquisas e análises de conjuntura econômica.

Leia mais

Empresas de calçados do RS demitem mais de 3 mil trabalhadores e culpam pandemia do Coronavírus

Matérias relacionadas sobre: Coronavírus