Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 15 de julho de 2021

Ato virtual foi realizado nesta quarta, 14, por meio de plataformas digitais e redes sociais

paulo-freire

Foi lançado nesta quarta-feira, 14, o Comitê do Plebiscito Popular no Rio Grande do Sul, em ato virtual com a participação de centrais sindicais, movimentos sociais, frentes populares, lideranças de partidos políticos e entidades representativas. A professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação, e o professor Felipe Comunello, presidente do Conselho de Representantes do Sindicato, representam a ADUFRGS-Sindical no Comitê, que é uma reação à política de privatizações dos governos federal e estadual de Bolsonaro e Eduardo Leite, e também de vários prefeitos alinhados com a destruição do estado, retirada de direitos dos trabalhadores e venda do patrimônio público. 

Foram mais de 400 participantes, reunidos pela plataforma Zoom. Segundo a CUT RS, a transmissão ao vivo em várias páginas pelo Facebook e no Youtube geraram milhares de visualizações. 

A proposta do Comitê do Plebiscito Popular nasce também para recuperar o direito de voto da sociedade, já que o governo de Eduardo Leite, com a aprovação da PEC 280, retira esse direito. A intenção é realizar um plebiscito popular para consultar a população a respeito das privatizações de serviços essenciais e estratégicos para o Estado nos âmbitos econômicos e de desenvolvimento social.

O plebiscito deverá ocorrer de forma híbrida, tanto com voto em cédula para comunidades que não possuem acesso à internet como também online.

Manifesto online

Já está online um manifesto para a coleta de assinaturas de apoio, como forma de engajamento da população gaúcha a somar-se à iniciativa.

Clique aqui para assinar o manifesto.

Assista aqui o lançamento.

Veja mais no site da CUT-RS.

WhatsApp Image 2021-07-15 at 08.03.48