Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 01 de outubro de 2021

Campanha divulgou ações de Prevenção ao Suicídio

Durante o último mês, a ADUFRGS-Sindical integrou a Campanha Setembro Amarelo, que fez um alerta sobre a prevenção ao suicídio. A ação realizada todos os anos conscientiza a sociedade sobre os riscos relacionados ao suicídio e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que chegam a 96,8% dos casos.

De acordo com a diretora de Comunicação da ADUFRGS, professora Sônia Mara Ogiba, que também é psicanalista, a campanha é extremamente relevante para reverter o quadro e criar uma rede de apoio. “É fundamental chamar a atenção para esta campanha, que pode salvar vidas, ao ajudar no encaminhamento correto dos casos. Agir, e escutar as pessoas em sofrimento, é fundamental”, afirmou.

Veja aqui como foi a participação da ADUFRGS-Sindical na campanha Setembro Amarelo.

ADUFRGS-Sindical divulga artigo da professora Rose Gurski e ilumina prédio para campanha Setembro Amarelo. 

Entre as ações, o PROIFES-Federação através da ADUFG-Sindicato, realizou um Ciclo de Debates, na tarde de 30 de setembro, com o tema "Setembro amarelo: vale a pena viver!  

 A live teve a participação de Kamyla Gomes, que é mestre em Psicologia, servidora pública e psicóloga voluntária do Programa Saudavelmente, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mediação foi conduzida pela diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis.

Assista a live aqui.

Saiba mais sobre a data

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. O Setembro Amarelo é uma campanha organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que organiza nacionalmente a mobilização.

Suicídios no Brasil e no mundo

Conforme dados da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais e em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Rede de apoio

A Associação Brasileira de Psiquiatria recomenda que as pessoas busquem auxílio procurando profissionais listados no site da campanha.

Outra forma de buscar ajuda é ligar para o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). É possível fazer a ligação de todo o território nacional, 24 horas por dia em todos os dias da semana e de forma gratuita.