Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 01 de setembro de 2021

Campanha marca ações de Prevenção ao Suicídio

Card final

Neste mês de setembro, a ADUFRGS-Sindical se engaja novamente na campanha Setembro Amarelo, que chama a atenção para a Prevenção ao Suicídio. A mobilização tem o objetivo de conscientizar a população sobre os risco relacionados ao suicídio e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que chegam a 96,8% dos casos.

A diretora de Comunicação da ADUFRGS, professora Sônia Mara Ogiba, que também é psicanalista, falou sobre a importância da campanha para reverter o quadro e criar uma rede de apoio. “É fundamental chamar a atenção para esta campanha, que pode salvar vidas, ao ajudar no encaminhamento correto dos casos. Agir, e escutar as pessoas em sofrimento, é fundamental”, afirmou.

Veja aqui mais informações sobre a participação da ADUFRGS-Sindical na campanha Setembro Amarelo. 

Leia também o artigo da professora Rose Gurski (Psicologia/UFRGS), e assista aqui a live ADUFRGS Entrevista com a participação da psicanalista.

Saiba mais sobre a data

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. O Setembro Amarelo é uma campanha organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que organiza nacionalmente a mobilização.

Suicídios no Brasil e no mundo

Conforme dados da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais e em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Rede de apoio

A Associação Brasileira de Psiquiatria recomenda que as pessoas busquem auxílio procurando profissionais listados no site da campanha

Outra forma de buscar ajuda é ligar para o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). É possível fazer a ligação de todo o território nacional, 24 horas por dia em todos os dias da semana e de forma gratuita.

 

paulo-freire