Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ADUFRGS participou da inauguração da sede do Escritório de Projetos do IFRS.

Fotos: Daiani Cerezer

Texto: Daiani Cerezer, com informações de IFRS

“Este espaço é muito valioso para nós no momento em que o Ministério da Educação insiste em dizer que as universidades federais e os institutos federais se fecham para a sociedade, não olhando para o mundo lá fora e não trabalhando com problemas reais, enquanto o movimento que estamos fazendo é completamente contrário”. A fala do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, encerrou a inauguração da sede do Escritório de Projetos do IFRS, na manhã desta sexta-feira, 30, na Rua Corte Real, 142, Bairro Petrópolis, em Porto Alegre.

O Escritório de Projetos vai ser um articulador entre o IFRS e organizações públicas e privadas, como uma rede que cria soluções inovadoras para as necessidades da comunidade. A ideia é que o escritório seja um meio para firmar parcerias e cooperação tecnológica que envolvam pesquisa aplicada, produção cultural, empreendedorismo, cooperativismo, no âmbito da educação, ciência e tecnologia.

Na solenidade de inauguração, também foi assinado um Protocolo de Intenções entre o IFRS e a Associação Engenheiros sem Fronteiras, representada pelo diretor, Kauê Nabuco Santos. O documento dá início ao futuro acordo de cooperação mútua visando à integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão e a utilização conjunta da experiência e da especialização de cada um, em suas respectivas áreas de atuação.

O 2º tesoureiro e diretor de assuntos jurídicos da ADUFRGS-Sindical, Eduardo Silva, que é professor do IFRS, participou da inauguração. Para ele, “o escritório, além de ser um canal para parcerias com empresas e setor produtivo, também é um espaço para o desenvolvimento das relações étnico-raciais com a sociedade, para parceria com os movimentos sociais; um espaço de debate democrático que mostra o compromisso que as instituições públicas têm na sua relação com a população, com o desenvolvimento social e com o desenvolvimento econômico. Estamos concretizando a extensão do IFRS para a parceria com a sociedade.”

A visão de Eduardo Silva coincide com o pensamento do reitor do IFRS sobre os princípios do escritório. Na fala final, Júlio Xandro pediu “que este espaço, da mesma forma que todos os espaços do IFRS, seja de liberdade de aprender e ensinar, de liberdade de expressão, de respeito ao contraditório, de respeito e tolerância com a diversidade, enfim, que este seja mais um espaço institucional de democracia e de liberdade”, declarou.

Houve descerramento da placa da sede do Escritório de Projetos do IFRS.

O ato de inauguração contou com a presença de autoridades acadêmicas do IFRS e sindicais, parceiros e servidores.

Conheça o Escritório de Projetos:

O EP é um espaço institucional do IFRS e tem como principal meta articular iniciativas que culminem em projetos com potencial de inovação tecnológica e social, agrupar recursos técnicos humanos e financeiros para fomentar parcerias com instituições públicas ou privadas.

O Escritório de Projetos realiza:

– Apoio para Projetos Cooperados com suporte e acompanhamento para Projetos de Inovação Tecnológica e Social em parceria com Instituições Públicas e Privadas.

– Captação de Recursos para Eventos e Projetos por meio de suporte para elaboração de chamada pública e encaminhamento via fundação de apoio para captação de recursos para eventos e projetos.

– Articulação e fortalecimento dos Habitats de Inovação com apoio para a implantação e estruturação de incubadoras, fablabs, coworking e outros espaços criativos e inovadores.

– Prestação de Serviços por meio de apoio na elaboração e estruturação de projetos que visem prestação de serviços utilizando fundação de apoio.

Podem participar:

–  Servidores do IFRS podem aderir a projetos que estão em andamento ou sugerir novos, em parceria com empresas públicas ou privadas e outros tipos de organizações sociais, através de convênios ou fundação de apoio.

– Estudantes podem participar dos projetos em andamento ou fazer parte de novos projetos.

Visite a página e saiba mais sobre essa iniciativa: https://ep.ifrs.edu.br

Matérias relacionadas sobre: IFRS