A Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) lança nota em defesa da liberdade acadêmica, de expressão e da pluralidade de ideias e pontos de vista na instituição.
A Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) lança nota em defesa da liberdade acadêmica, de expressão e da pluralidade de ideias e pontos de vista na instituição. Confira:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
E ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES E ESTUDANTES DO IFRS
Tendo em vista os graves fatos ocorridos em várias Instituições Federais de Ensino Superior na semana passada, oriundos de decisões proferidas pela Justiça Eleitoral, que causaram perplexidade e temor na comunidade acadêmica, a Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), considera:
Neste sentido, ORIENTAMOS os docentes do IFRS que continuem exercendo a liberdade de cátedra em sua plenitude, cumprindo, sem censura, os programas democraticamente constituídos de suas disciplinas e cursos. ORIENTAMOS os técnico-administrativos, na qualidade de profissionais da educação, que igualmente exerçam sua liberdade de expressão constitucionalmente assegurada. Por fim, ORIENTAMOS que os estudantes do IFRS apropriem-se cada vez mais de nossa instituição e que sintam o acolhimento de todos os seus pontos de vista cidadãos e as suas plurais formas de organização e de manifestação.
Os eventuais casos de restrição dos direitos, acima elencados, serão encaminhados às autoridades competentes para a devida apuração.
Ratificamos que o IFRS seguirá na defesa dos preceitos fundamentais e princípios constitucionais, em especial, a igualdade e a liberdade.
Bento Gonçalves, 31 de outubro de 2018.
JÚLIO XANDRO HECK
Reitor pro-tempore do IFRS