Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Diretores da ADUFRGS seguem na nova gestão. Lúcio Vieira será diretor de Políticas Educacionais e Eduardo Rolim comandará a diretoria de Relações Internacionais.

O Conselho Deliberativo (CD) do PROIFES-Federação se reuniu na última sexta-feira, 18, para eleger a nova diretoria executiva e a nova composição do CD para o triênio 2021-2024 e para debater os desafios do movimento sindical docente para o próximo período. O atual presidente Nilton Ferreira Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato) foi reeleito para mais um mandato. Dois diretores da ADUFRGS integram a nova gestão: o presidente Lúcio Vieira e o tesoureiro, Eduardo Rolim de Oliveira. Entidade filiada ao PROIFES-Federação desde a sua criação, a ADUFRGS parabeniza a nova diretoria e deseja sucesso nas lutas em defesa da Educação Pública nos próximos anos. A ADUFRGS seguirá na linha de frente, junto com sua federação, nos gigantescos desafios que terá pela frente, entre eles a defesa intransigente da autonomia universitária, da Ciência, da vida e da democracia.   

Renovação

“A composição da nova diretoria e do CD do PROIFES, com diversas renovações de lideranças jovens dos sindicatos, aumenta a perspectiva de uma atuação mais forte e ampla para os próximos anos, com vigor e novas ideias, pluralidade e muita disposição para o debate qualificado e representativo, além de renovação na disposição de luta da categoria docente”, destacou o presidente do PROIFES reconduzido, Nilton Brandão, acrescentando que os novos participantes “vão nos auxiliar frente aos desafios do próximo período, na defesa das carreiras do Magistério Superior e EBTT e das condições de trabalho dos docentes e do serviço público, da autonomia nas Universidades e Institutos Federais, e em um contexto mais amplo, da democracia, dos direitos humanos e sociais, e da Educação pública, gratuita e de qualidade”.

Desafios do movimento sindical docente para o próximo período

Também na mesma reunião do CD foram debatidas as consequências da nova composição de forças políticas definida pelas eleições municipais recentes, e a elaboração de cenários sobre os desafios sindicais e docentes para os próximos anos, com especial destaque para ações como: intensificar a articulação no Congresso Nacional contra pautas e as reformas que retiram direitos das e dos trabalhadores como a Reforma Administrativa e as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 186, 187 e 188 , reverter o corte de recursos das universidades e institutos federais, reforçar a participação nas lutas conjuntas com as demais entidades nacionais e no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), lutar pela autonomia universitária, em especial pela nomeação dos reitores eleitos nos âmbitos democráticos das universidades e intensificar a atuação e promoção do debate nos diferentes Grupos de Trabalho do PROIFES-Federação.

A diretoria eleita para o próximo triênio terá efetivo exercício a partir de 1º de fevereiro de 2021. Confira abaixo a nominata completa da nova diretoria do PROIFES-Federação:

Presidente Nilton Ferreira Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato), 
Vice-Presidente Francisco Wellington Duarte (ADURN-Sindicato), 
Secretária Adriana de Oliveira Delgado Silva (ADUFSCar Sindicato), 
2ª Secretária Maria do Socorro da Costa Coelho (SINDPROIFES-PA), 
Tesoureiro Flávio Alves da Silva (ADUFG-Sindicato), 
2º Tesoureiro José  Jackson Do Amor Divino (SINDIFSE), 
Diretora de Comunicação Gilka Silva Pimentel (ADURN-Sindicato), 
Diretor de Aposentadoria Patryckson Marinho Santos (SIND-UFMA), 
Diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior Geci Jose Pereira Da Silva (ADUFG-Sindicato), 
Diretor de Assuntos Educacionais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria (SindProifes), 
Diretor de Assuntos Jurídicos Emanuel Lins Freire Vasconcellos (APUB-Sindicato); 
Diretor de Assuntos Sindicais Gil Vicente Reis de Figueiredo (ADUFSCar Sindicato); 
Diretor de Relações Internacionais Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical); 
Diretor de Políticas Educacionais Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira (ADUFRGS-Sindical); 
Diretora de Assuntos Educacionais das Escolas Militares Marina Pelegrini (ADAFA-Sindicato), Diretora de Direitos Humanos Rosangela Gonçalves de Oliveira (SINDIEDUTEC-Sindicato); 
Diretor de Ciência e Tecnologia Enio Pontes de Deus (SindProifes); 
Diretora de Seguridade Social Raquel Nery Lima Bezerra (APUB-Sindicato).

Matérias relacionadas sobre: PROIFES-Federação