Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 30 de junho de 2021

Manifestantes devem ficar atentos às medidas de proteção durante os atos presenciais

Neste sábado, 3 de julho, a ADUFRGS-Sindical intensifica a luta em defesa da vida, da educação pública e da ciência somando-se à manifestação #3JForaBolsonaro, #VacinaParaTodosJá e #600ContraAFome. A concentração está prevista para às 15h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

O ponto de encontro para diretores do sindicato, membros do Conselho de Representantes (CR) e todos/as associados/as que forem participar presencialmente será na rua Uruguai, número 185 (em frente ao Banco do Brasil), no Centro Histórico, em Porto Alegre.

A manifestação #3JForaBolsonaro reforça o superpedido de impeachment ao presidente Jair Bolsonaro, que será entregue na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 30, após a denúncia feita à CPI da Covid no Senado sobre irregularidades do governo federal na compra de vacinas.

De acordo com o diretor de Assuntos Sindicais da ADUFRGS, Jairo Bolter, a antecipação do ato do dia 24 de julho para sábado, dia 3, foi emergencial devido aos últimos acontecimentos no Brasil. “É inadmissível que a população tenha esperado tanto tempo pela vacina. Milhares de brasileiros morreram de Covid-19 sem serem imunizados”, protestou. “A vida das pessoas não pode ter preço, mas parece que a vida vale muito pouco para alguns governantes deste País. Ao invés de gastar tempo com negociações obscuras, o governo deveria ter se preocupado com a aquisição da vacina por valores mais justos”, criticou.

Jairo Bolter comentou ainda, uma informação fornecida pela CUT “de que a cada cinco mortes por Covid-19, quatro poderiam ter sido evitadas no País”. “As pessoas responsáveis pelo caos instalado no Brasil precisam ser punidas e afastadas imediatamente”, ressaltou. “Vamos às ruas protestar contra a falta de ações concretas para o enfrentamento à pandemia”, incentivou.

Outra bandeira de luta do sindicato nas manifestações dos movimentos sociais e centrais sindicais é o posicionamento contrário à reforma administrativa, que retira direitos dos trabalhadores e promove o desmonte dos serviços públicos. Jairo defendeu que a estabilidade dos servidores públicos é fundamental para manter a qualidade dos serviços prestados à população. “A ADUFRGS estará presente nas manifestações convocadas pelas centrais sindicais para defender a educação pública, gratuita e de qualidade e vacinação já”, reiterou.

Os protestos organizados pela CUT e frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo em todo país por “Fora Bolsonaro!” têm atraído milhares de pessoas. Nos dias 29 de maio, a mobilização reuniu 420 mil pessoas em 213 cidades brasileiras e 14 no mundo, e 19 de junho, mais de 750 mil pessoas em quase 450 cidades do Brasil e do mundo saíram às ruas.

A manifestação prevista para o dia 24 de julho segue mantida.

Ato Luminoso

Nesta quarta-feira, 30, das 17h30 às 18h30, a Frente Brasil Popular-RS realiza Ato Luminoso Fora Bolsonaro #VacinaJá, #Emprego, #Auxíliode600, #ImpeachmentJá. Local: Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre.

Atenção para os cuidados em atos presenciais

A ADUFRGS-Sindical alerta os/as associados/as sobre os cuidados que devem ser seguidos durante a participação nos atos presenciais, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. Também é possível participar de casa, usando as redes sociais, e utilizar as hashtags #03J, #VacinaParaTodosJá, #600ContraAFome e #ForaBolsonaro.

Aqueles/as que optarem por participar presencialmente e desejarem materiais da ADUFRGS, como bandeiras, podem solicitar pelo telefone celular (51) 99752-2641.

Confira a programação em outros locais no site da CUT.

Leia mais no site da CUT/RS.

 

 

Matérias relacionadas sobre: Luta