Campanha tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos
Outubro foi o mês dedicado à prevenção contra o câncer de mama, por meio da campanha Outubro Rosa. Em novembro, é a vez do alerta para o câncer de próstata. A campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de fazerem exames preventivos. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, e causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo dados do Ministério da Saúde.
Para 2018, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 68.220 novos casos da doença. E o diagnóstico precoce é o melhor aliado para um tratamento adequado.
Origem do movimento
Em 2003, um grupo de amigos australianos deixou o bigode crescer durante o mês de novembro como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação a instituições de caridade.
Naquele ano, a campanha recebeu o nome de Movember, mistura das palavras moustache (ou mo, bigode, em inglês) com november (novembro). Todos os anos, além de mobilizar o país, o movimento ganha cada vez mais adeptos em países de todos os continentes e arrecada milhões de dólares anualmente.
No Brasil, as ações de conscientização sobre o câncer de próstata se popularizaram em 2008 por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, que promoveu a campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença.
A partir de 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem, nascendo assim o Novembro Azul.