Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Dedicado ao desenvolvimento de tecnologias livres, o CTA reúne pessoas que estão pensando em como o futuro pode ser “mais esclarecido”.

Dedicado ao desenvolvimento de tecnologias livres, e seus usos científicos e educacionais, o Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA) do Instituto de Física da UFRGS reúne pessoas que estão pensando em como o futuro pode ser “mais esclarecido”. Rafael Pezzi, professor do Instituto de Física e coordenador do Centro, tem a convicção de que o conhecimento gerado atualmente pode ser conduzido de maneira mais eficiente, para pessoas do nosso tempo e para as próximas gerações, quando mediado por tecnologias livres.
Fundado em maio de 2012, o CTA tem o objetivo de resgatar o papel da Universidade como local de domínio e cultivo do saber humano, nos moldes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigo 52 da Lei 9394 de 1996.

Desde lá, é através do estudo, desenvolvimento e uso de tecnologias livres, de software e hardware livres, possíveis de serem utilizadas, estudadas, modificadas e distribuídas, que o CTA cumpre seu papel, garantindo autonomia no aprendizado e no uso dessas ferramentas.
Tanto as atividades de ensino, quanto as de extensão, geram demandas tecnológicas ao CTA. É a união entre as atividades acadêmicas de cursos regulares e as necessidades de laboratórios de ensino, de pesquisa e de instituições parceiras da Universidade que geram os resultados. 

Tecnologias a serviço da Universidade

O CTA atua no desenvolvimento de instrumentos científicos educacionais, utilizando o conceito de hiperobjetos. O termo é usado para referenciar objetos que sejam “livres”, no sentido de que foram criados para serem usados, estudados, modificados e distribuídos. Pezzi explica que “o nome vem de uma analogia com hipertexto, que é o texto no qual existem ligações para materiais complementares a ele.

No caso dos hiperobjetos, as ligações são para o código fonte do projeto e outros materiais, que podem auxiliar no uso, estudo e modificação do objeto. Pensamos estes hiperobjetos como sendo instrumentos científicos e educacionais, que foram desenhados em software livre e possam ser estudados, modificados e fabricados com relativa facilidade. Acreditamos que instrumentos com estas propriedades são mais adequados em contextos científicos e educacionais”. 

As demandas tecnológicas das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFRGS podem ser atendidas por meio de “tecnologias meio” e de “tecnologias fim”. As tecnologias meio são aquelas utilizadas para o funcionamento da Universidade, como a gestão acadêmica e de projetos, publicação de resultados, canais de comunicação interna e externa, organização de grupos e de comunidades. As tecnologias fim são os métodos, processos e instrumentos científicos desenvolvidos e utilizados nos laboratórios de pesquisa e laboratórios didáticos de ensino. São tecnologias específicas para cada área do conhecimento.

O CTA ajuda nessas demandas por meio de experimentações com as novas formas de criação, curadoria e disseminação de conteúdo. “Também buscamos esclarecer o papel fundamental que as licenças permissivas têm para materiais disponibilizados on-line”, afirma Rafael.

Além disso, o Centro atua mais diretamente no desenvolvimento de equipamentos para atividades de pesquisa e ensino, envolvendo desde alunos do ensino fundamental até de pós-graduação. Como exemplos, há a instrumentação para aquisição de dados do Laboratório de Implantação Iônica da UFRGS e o Shield Amplificador de Instrumentação, para atividades de ensino de instrumentação científica.

Por uma cultura de esclarecimento e colaboração

O professor Rafael Pezzi acredita que para chegar a uma sociedade mais justa e saudável é preciso fortalecer uma cultura de esclarecimento e colaboração. Isto é, que decisões importantes sejam feitas de forma esclarecida e pensada, e que o CTA promove esta cultura através de projetos de tecnologias livres. “Um exemplo é o das estações meteorológicas, que busca o desenvolvimento cidadão de uma rede de monitoramento meteorológico e ambiental, promovendo ciência cidadã e alfabetização tecnológica. O projeto da bancada dos hiperobjetos visa construir uma série de instrumentos de fabricação digital livres, como impressoras 3D e fresadoras CNC para reduzir o custo e ampliar as possibilidades dos FabLabs e Hackerspaces”, citou. 

Segundo a ata de fundação do CTA, “o desenvolvimento de uma cultura de ampla colaboração e de continuidade do conhecimento, inspirado no potencial da tecnologia da informação como meio de difusão e compartilhamento, é necessário para uma formação diferenciada dos recursos humanos da universidade, como alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e pesquisadores”. Para o Centro, é de suma importância a formação de pessoas com essa cultura de compartilhamento de conhecimentos, visando a solução dos problemas da atualidade para suprir as necessidades atuais da humanidade, sem prejudicar as gerações futuras.

Um bom exemplo é o do aluno do 4º semestre do curso de Engenharia Física, Renan Ritter Soares. Ele conta que entrou para o CTA logo após ter sido aprovado no vestibular da UFRGS. “Quando cheguei, ouvi os veteranos falarem do CTA e me apaixonei assim que fui apresentado ao Centro, no Prédio L, sala 110. É como se eu estivesse no meu quarto, só que mais organizado e com mais ferramentas. Depois de ter conhecido o mundo do software e hardware livre, comecei a viver de forma mais consciente de que as coisas que eu uso, se forem abertas e livres, trazem mais vantagens para mim e para a comunidade em que estou inserido.”

Como participar do CTA?

Para participar de projetos do CTA, é necessário entrar em contato com a equipe de desenvolvimento de um projeto, que fica na sala L110 do Instituto de Física da UFRGS, no Campus do Vale. Você também pode participar dos projetos pela internet, cadastrando-se no site:
http://cta.if.ufrgs.br
Para participar das conversas por email, cadastre seu endereço em:
https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/fis_cta_adm-l
para fazer parte da lista de discussão do CTA. O endereço para postar mensagens é:
fis_cta_adm-l@grupos.ufrgs.br
Ao se cadastrar, basta enviar uma mensagem de apresentação indicando como deseja participar do CTA.

Por Daiani Cerezer