Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 15 de julho de 2020

Sindicato defende que Conselho Superior da UFRGS assuma responsabilidade de respeitar a decisão da comunidade acadêmica.

A UFRGS acabou de passar por uma importante experiência de promover uma consulta junto a sua comunidade para a escolha do próximo reitor ou reitora para o período de 2020-2024. Foi a primeira consulta feita exclusivamente por meio virtual e a participação foi a maior de toda a história da UFRGS. Com a participação de quase 90% do corpo docente, 70% dos técnicos e 28% dos discentes.

A Adufrgs-sindical esteve acompanhando atentamente todo o processo, encaminhou documento aos candidatos com os temas que julgou relevantes em defesa da universidade e promoveu programa de entrevista com as três chapas concorrentes. Cabe observar a elevada qualidade dos candidatos e o compromisso de todos com a defesa da universidade pública federal e a importância da autonomia e a democracia.

A partir deste momento, defendemos que o Conselho Superior da UFRGS assuma a responsabilidade de respeitar a decisão da comunidade acadêmica apresentando uma lista encabeçada pela chapa vencedora e absolutamente identificada com a chapa vitoriosa e conclamamos a comunidade da UFRGS e, especialmente os componentes das demais chapas a se comprometerem com a defesa da nomeação do primeiro da lista.

Matérias relacionadas sobre: Nota