Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 01 de setembro de 2017

Leia a íntegra da nota

Nosso Sindicato promoveu na tarde de 30 de agosto, um ato em defesa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) com a presença de dirigentes das quatro instituições de nossa base: UFCSPA, IFRS, IFSul e UFRGS. Estavam presentes docentes, pesquisadores, alunos, técnico-administrativos da base, além de um parlamentar da Assembleia Legislativa. O debate foi mais uma oportunidade para, de forma transparente, apresentar publicamente as dificuldades que as instituições públicas de educação estão atravessando no momento atual.

Ademais, foram colocados aspectos onde, reconhecidamente, a própria sociedade interessada poderá contribuir no melhor encaminhamento a ser dado para a superação da crise. Particularmente, o Reitor da UFRGS, Professor Rui Vicente Oppermann, apresentou de forma muito clara o histórico da preocupante situação financeira em que os cortes orçamentários estão colocando as administrações superiores das instituições. Praticamente os mesmos argumentos haviam sido apresentados pelo Senhor Reitor, na manhã do mesmo dia, em entrevista concedida à Rádio Gaúcha. Na oportunidade, pouco após a entrevista do Senhor Reitor, a mesma emissora entrevistou o Ministro da Educação, Senhor Mendonça Filho, que, em resposta a um comentário do jornalista entrevistador sobre a recém-concedida entrevista de nosso reitor, replicou que o que estava sendo divulgado não era verdade, afirmando peremptoriamente a não existência de cortes orçamentários no orçamento da UFRGS de 2017.

Em nome do Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul afirmo que o Reitor da UFRGS goza da nossa mais plena confiança, credibilidade e respeito, e merece todo o apoio da categoria na luta em defesa das recentes conquistas das Instituições Federais de Ensino Superior e sua preservação.

Porto Alegre, 31 de agosto de 2017

Paulo Machado Mors

Matérias relacionadas sobre: Nota