Francis Bordas participou de debate sobre Liberdade de Cátedra realizado nesta quinta-feira, 29, na sede do sindicato
O assessor jurídico da ADUFRGS-Sindical, Francis Bordas, falou sobre Liberdade de Cátedra nesta quinta-feira, 29, na sede da ADUFRGS, em Porto Alegre. O evento faz parte dos esforços do sindicato para orientar os professores sobre seus direitos e integra programação para receber novos associados.
A legislação brasileira garante liberdade aos professores para ensinar e aos alunos para aprender. A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) são claras na garantia desses direitos, mas alguns movimentos, como o Escola Sem Partido, têm questionado os limites dessas liberdades e gerado debates que contestam o papel do professor na construção do pensamento crítico dos alunos.
Episódios de intimidação e ameaça a docentes, gravação de aulas e questionamentos de todos os tipos sobre o conteúdo ministrado em sala têm sido relatados à ADUFRGS e, por isso mesmo, o sindicato preparou uma cartilha de orientações, e está ajudando a criar uma rede de acolhimento jurídico para proteger o direito de professores e alunos.
"A nossa ideia é sempre orientar os professores, fazer com que se sintam legitimados", explica Bordas. "Eles podem continuar trabalhando do jeito que trabalham: livres, críticos, e baseados na Ciência".
No evento, Francis Bordas apresentou a legislação sobre o tema, tirou dúvidas dos professores e pontuou cuidados especiais no exercício da profissão com relação à gravação de aulas, presença de pessoas estranhas e quando procurar a Justiça.
O video do debate pode ser conferido no facebook da ADUFRGS.