Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 18 de agosto de 2021

A CONEPE-RS 2021 será lançada às 10h, durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado

Card Conape 27.08 Final

No dia 27 de agosto, às 10h, acontece o lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE) 2021, durante Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade representa a etapa no Estado da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022).

A diretora de comunicação do Sindicato, professora Sônia Mara Ogiba, é membro da comissão executiva nacional, do FNPE, pelo PROIFES-Federação, e integra a coordenação colegiada do Rio Grande do Sul-CONAPE Estadual, junto a outras entidades.

Foram convidados/as para a atividade o Dr. Miguel Arroyo, professor titular-emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), a Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito, e as deputadas Sofia Cavedon e Maria do Rosário.

Atividades de Pré-lançamento

Como integrante da Coordenação Colegiada que organiza a etapa estadual da CONAPE 2022, a ADUFRGS-Sindical junto com demais entidades, instituições e movimentos sociais realizou um calendário de pré-lançamento da CONAPE 2022 no RS, que iniciou no dia 26 de julho e encerrou dia 9 de agosto.

Carta de princípios do Fórum Estadual Popular de Educação

Em 23 de junho, durante reunião do Grupo de Mobilização no estado para a Conferência Nacional Popular de Educação de 2022, foi apresentada ao grupo a Carta de Princípios para instalação do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE/RS), seguindo as orientações para os estados e municípios apresentadas pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). O FEPE/RS reúne diversas entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis, entre outras, pautando-se por princípios da democracia representativa e participativa. Confira aqui o documento. 

CONAPE 2022

A Conferência Estadual Popular de Educação – CONAPE 2022 vai ocorrer entre 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

O evento nacional homenageia o educador pernambucano Paulo Freire, em seu centenário (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022  

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire  

Nova aba Centenário Paulo Freire no site da ADUFRGS

https://adufrgs.org.br/centenario-paulo-freire  

Novo Canal YouTube – Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical

https://www.youtube.com/CONEPERS2021 

Selo-CONEPE-e-CONAPE-250x250

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022