Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 28 de julho de 2021

Atividade teve como enfoque o Eixo temático III: “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão”.

 

Como integrante da Coordenação Colegiada que organiza a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022, a ADUFRGS-Sindical junto com demais entidades, instituições e movimentos sociais abriu o calendário de pré-lançamento da CONAPE 2022 no Rio Grande do Sul, na noite de 26 de julho. O sindicato é representado pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de comunicação, integrante também da Coordenação Executiva Nacional da CONAPE 2022, junto ao FNPE, e da coordenação colegiada da etapa estadual da Conferência (CONEPE-RS).

O evento virtual transmitido ao vivo pelo Canal CONEPE-RS no YouTube iniciou com a representação nacional da professora Fátima Silva, que é membro da Coordenação Executiva da CONAPE 2022. Fátima é secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), vice-presidenta da Internacional da Educação da América Latina (IEAL) e coordenadora das atividades alusivas ao Centenário de Paulo Freire no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

 

A professora Fátima Silva abriu o calendário de pré-lançamento destacando a importância desta etapa no Estado. “Nesta noite, o Rio Grande do Sul se soma aos educadores deste País e todos aqueles que defendem a educação pública através da CONAPE. Teremos uma etapa estadual, regional e nacional, que vai terminar em junho de 2022 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com a grande Conferência Nacional Popular de Educação”, explicou.

Em virtude da pandemia, a professora salientou que as conferências serão realizadas no formato virtual. “O virtual é a forma de preservarmos a vida”, afirmou.

Eixo temático III

O calendário de pré-lançamento da CONAPE 2022 no RS começou com o Eixo temático III: “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão”.

Fátima Silva mencionou que a inclusão da linguagem de sinais na live representou a inclusão e o respeito aos direitos humanos, tema do Eixo III. O 26 de julho também é Dia do Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para contextualizar sua fala, Fátima citou a organização do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que reúne mais de 42 organizações nacionais em defesa da educação pública no País e surgiu em 2016, época do golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff. A professora destacou a importância do Eixo III da CONAPE 2022 para a reconstrução do Brasil com a retomada do estado democrático de direito. “Esse processo foi interrompido em 2016. Precisamos fazer com que as instituições funcionem bem. O Estado tem o papel de garantir políticas públicas para a população, respeitando as raças, gêneros, etnias e classes sociais”, afirmou.

Fátima reiterou que a educação pública popular precisa de gestão pública e criticou a ameaça de privatização do ensino com o uso das plataformas virtuais. “A virtualidade é um processo de exclusão, pois muitos estudantes não têm acesso à tecnologia. Também é uma tentativa de privatizar a educação”, considerou.

A secretária da CNTE reforçou a importância do cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e reafirmou a defesa de bandeiras de luta para a CONAPE 2022 “contra a escola sem partido, a militarização das escolas, a perseguição de educadores, a educação domiciliar”. “Precisamos assegurar a gestão diferenciada do ensino e repensar o pedagógico”, salientou.

A live foi conduzida por representantes da Coordenação Colegiada da CONAPE RS que fazem parte do Grupo de Trabalho sobre o Eixo III, a professora Cleia Tonin do IFFAR/FEJARS/ObservatórioEM/RS, o professor Guilherme Reichwald do FEJARS e IFSUL Campus Sapucaia do Sul e a professora Angela Marinho do IFFAR.

O Eixo III contou ainda com a contribuição das professoras convidadas, Maria Cristina Schefer do IFFAR e Aline Roque do IFFAR Campus São Borja.

Maria Cristina trouxe sua experiencia em escolas de periferias urbanas e iniciou sua fala citando uma frase do escritor americano Lyman Frank Baum “É impossível se manter humano em um ambiente desumano”. “Temos a anomalia da escola que não funciona por causa do sistema capitalista indiferente com a educação popular de qualidade”, avaliou. “A escola não é apenas um lugar de socialização, mas um lugar de aprendizado”, completou.

A professora destacou que as crianças da periferia não têm estrutura para acompanhar o ensino remoto. “No EJA, por exemplo, de 20 alunos apenas 2 conseguiram acessar as aulas online, os demais buscaram as atividades por escrito nas escolas”, explicou. “Outra questão é que existe uma pressão do Estado para a produção de estatísticas de estudo dado, fato que não incentiva o processo de ensino. A intenção é que o aluno avance sem aprender. Não podemos proporcionar educação pobre para crianças pobres.  Precisamos ofertar educação de qualidade”, ponderou.

O recorte sobre diversidade e questão de gênero ficou a cargo da professora Aline Roque. “Vivemos em um momento que precisamos repensar os rumos do País diante de um governo autoritário e de uma política negacionista que resultou na morte de mais de 500 mil brasileiros por Covid-19”, enfatizou.

Aline ressaltou que o Brasil é marcado por uma diversidade cultural, étnico racial e de gênero, que precisa ser respeitada. “A violência contra a mulher, contra a comunidade LGBTQIA+ e a morte da juventude negra, o racismo, o machismo e a homofobia precisam ser combatidos com justiça social”, afirmou. “Precisamos assegurar a igualdade de oportunidades e de direitos fundamentais”, manifestou. “Direitos humanos são conquistados pelos movimentos sociais e coletivos. Defendemos uma educação pública, gratuita e de qualidade que respeite todos os indivíduos”, afirmou. "Juntos aos movimentos sociais temos que articular novas estratégias de luta pela retomada da democracia”, concluiu.

Apresentação cultural

Com ênfase na questão dos direitos humanos, a apresentação cultural da live contou com a exibição do vídeo “De Mãe para Mãe” produzido por estudantes do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo. O vídeo retrata a situação de mães que perderam seus filhos para a morte ou para a vida carcerária e faz uma crítica à sociedade que se omite em prestar socorro.

Temas livres

Depois da discussão do Eixo III feita pelas professoras convidadas, foi aberta a participação dos integrantes de entidades ligadas à educação, movimentos sociais, sindicais e público em geral, que fizeram questionamentos e comentários no chat do YouTube. As contribuições foram levadas à mesa para o debate do Eixo III.

Veja alguns dos comentários no chat do YouTube durante o pré-lançamento  

Selvino Heck  - ​Abraços mil, educadoras e educadores. Em 2021, apesar de tudo, na boa luta, ESPERANÇAR. Selvino Heck, CAMP e CEAAL Brasil.

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Boa noite estimada Fatima Silva, grande alegria em tê-la conosco nessa noite de pré-lançamento da CONEPE RS.

Fernanda Paulo - Paulo Freire coloca a importância de denúncias ao lado de anúncios. hoje estamos, em mais um encontro, de resistências populares.

Nina Ventimiglia - ​ASSERS saúda aos presentes e deseja uma excelente reflexão que possibilite ações de inclusão na educação pública!

Prof. Thiago Ingrassia Pereira - ​Boa noite! Vamos defender a educação pública!

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Excelente professora Fátima Silva, pela fala contextualizadora acerca da segunda CONAPE 2022, muito obrigada!

Neiva Ines lazzarotto - ​A defesa da Educação Pública é nossa tarefa. A Educação Pública é elemento fundamental para um projeto de desenvolvimento de uma Nação Soberana.

Celi Taffarel - ​TEMOS QUE LUTAR MUITO PARA RECUPERAR NOSSAS CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO. LUTAR MUITO PARA BARRAR O BOLSONARISMO. BARRAR A EXTREMA DIREITA.

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​obrigada professora Maria Cristina, pelas experiencias relatadas!!

Rosa Giovanoni - ​No RS, os coordenadores de Crê , representantes do Leite, vão nas escolas para intimidar os colegas com ameaças diversas ! Um governo opressor! A educação padece!

Daniel Barros - ​o recorte de gênero permite reconstruções em nossas práticas pedagógicas. É fundamental políticas públicas e ações q garantam a equidade e respeitem as garantias constitucionais desde a + tenra idade.

Assista aqui a live

Leia mais sobre as atividades de pré-lançamento da CONAPE 2022 aqui.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022 

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire 

Canal CONEPE-RS 2021

https://tinyurl.com/CONEPE-RS-2021-YOUTUBE 

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022