Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 19 de agosto de 2021

As mesas ocorrem no dia 26 de agosto e também fazem parte da programação da Semana Freiriana

No dia 26 de agosto, o PROIFES-Federação realiza a Conferência Livre em formato virtual para contribuir com o debate da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022, que acontece em Natal, Rio Grande do Norte. A CONAPE traz como tema: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. O lema da Conferência é “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

A ADUFRGS-Sindical participa da Conferência Livre em dois momentos.

Às 14h, o diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e diretor tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, Eduardo Rolim, será debatedor na Mesa 2 “Valorização dos e das profissionais da educação superior: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde” ao lado da presidenta da APUB-Sindicato, Raquel Nery. A palestra é proferida pelo presidente da Andifes, Marcus Vinicius David, e a mediação conta com Marta Lícia, da APUB-Sindicato.

Às 16h30, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, será debatedor na Mesa 3 “Gestão democrática e financiamento da educação superior: participação, transparência e controle social”, ao lado de Gil Vicente Reis, da ADUFSCar-Sindicato. O reitor eleito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann, ministra a palestra e a mediação fica a cargo de Zelia Granja Porto, da ADUFEPE-Sindicato.

Saiba mais sobre a programação da Conferência Livre

A abertura acontece às 8h30 com a participação de doze entidades nacionais e internacionais da Educação.

9h30 – Palestra com o tema “O papel da IFES na reconstrução da soberania democrática do país”, e palestra de Jesualdo Farias, debate com Oswaldo Negrão, do ADURN-Sindicato, Ênio Pontes, do SindProifes, e mediação de Geovana Reis, do ADUFG-Sindicato.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook do PROIFES-Federação.

Leia mais.

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022