Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 26 de julho de 2021

Reunião também reforçou convite para atividades de pré-lançamento da CONAPE RS que ocorrem a partir desta segunda-feira, 26

BANNER-CONAPE-YOUTUBE-PAULO-FREIRE

Na sexta-feira, 23, a ADUFRGS-Sindical participou de mais uma reunião do Grupo de Mobilização no estado para a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) de 2022. Na ocasião foi apresentada ao grupo a Carta de Princípios que constitui o Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE/RS), conforme orientações para os estados e municípios feitas pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). O FEPE/RS reúne diversas entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis, entre outras, pautando-se por princípios da democracia representativa e participativa. Confira aqui o documento. 

O sindicato é representado no Grupo de Mobilização pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de comunicação, integrante também da Coordenação Executiva Nacional da CONAPE 2022, junto ao FNPE, e da coordenação colegiada que organiza a etapa do Rio Grande do Sul (CONEPE-RS), com demais entidades, instituições e movimentos sociais. Confira a nominata das entidades e instituições que compõem a Coordenação Colegiada da CONEPE no Estado.

 

WhatsApp Image 2021-07-26 at 08.26.08

 

Reunião de Mobilização

A reunião teve início com a apresentação de uma mística enviada pelo MST com o título “Sem Terrinha fazendo arte com Paulo Freire”. Antes, os participantes foram recepcionados com o vídeo “Carta dos Professores a Paulo Freire”. A professora Sônia Mara Ogiba, representante da ADUFRGS-Sindical, deu as boas-vindas a todos e todas e anunciou a pauta para a reunião. “A Conferência Nacional Popular de Educação é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio da reunião de movimentos sociais e entidades educacionais, coordenada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE)”, apontou a professora Sônia.

WhatsApp Image 2021-07-26 at 08.25.11

Em seguida foi feita uma apresentação da CONAPE 2022, conduzida pelas professoras Aline Cunha, representante da FACED/UFRGS, Sônia Mara Ogiba, diretora da ADUFRGS e Fernanda dos Santos Paulo, representante do Fórum EJA RS.

Durante a reunião foram descritas a forma de articulação, organização e etapas da Conferência a ser realizada no próximo ano, no Rio Grande do Norte, e as fases a serem realizadas ainda em 2021, que incluem conferências livres e temáticas, municipais, intermunicipais, territoriais e regionais. 

No Rio Grande do Sul, o lançamento da CONAPE 2022 acontecerá no dia 27 de agosto, às 10h, pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS.   

Já nesta segunda-feira, 26, têm início as atividades de pré-lançamento, que começam pela discussão do Eixo III - “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão”, com abertura pela professora Fátima Silva, secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), vice-presidenta da Internacional da Educação da América Latina (IEAL) e membro da Coordenação Executiva da CONAPE 2022. Fátima também coordena as atividades alusivas ao Centenário de Paulo Freire no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). O evento será transmitido pelo canal da CONEPE 2021 no YouTube. Assista aqui.

Participará do debate a professora Maria Cristina Schefer, pedagoga do IFRS e professora da UERGS, com a mediação de membros da coordenação colegiada CONAPE-RS: as professoras Ângela Marinho, Cleia Tonin, ambas do Instituto Federal de Educação Farroupilha (IFFar) e o professor Guilherme Reichwald Jr., do Fórum EJA. Confira aqui a programação completa com os demais eixos

Na reunião também foram apresentadas as entidades que compõem a Coordenação Colegiada da CONEPE no Estado, e em seguida foi feita a leitura da Carta de Princípios que embasa a constituição do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE/RS).

Carta de princípios FEPE/RS

Segundo a professora Sônia Mara Ogiba, a Carta foi uma proposta da coordenação colegiada, seguindo o regramento do FNPE para os estados e municípios. O documento, comentou Sônia, foi escrito tendo por inspiração a Carta do FEPE-SC. “A ideia foi propor uma configuração mais ampla em termos de princípios e finalidades, levando em conta os objetivos, tema e lema da CONAPE 2022”, explicou a diretora da ADUFRGS. O documento inclui os princípios básicos e finalidades do FEPE-RS, composição, organização e competências.

Para a professora Aline Cunha, da FACED/UFRGS, a carta reforça os princípios de educação pública, gratuita, laica, antirracista, “em especial neste momento de fundamentalismo político e religioso”.

O professor representante da CTB, Alex Saratt, afirmou que o documento expressa a amplitude e abrangência do Fórum. “É um documento real, de diálogo, que funciona de maneira dialógica e propositiva”, avaliou Saratt.

A secretária-geral da CUT-RS, Vitalina Gonçalves, apontou que a carta de referência é importante “para provocar um debate mais ‘no chão da escola’” e confirmou seu apoio ao documento. 

Fernanda dos Santos Paulo, do Fórum EJA RS, manifestou sua concordância com o conteúdo da carta e reafirmou a importância da participação das atividades de pré-lançamento. “É importante participar das discussões dos seis eixos e das conferências livres, que podem ser acompanhadas pelos grupos, para seguir com uma luta qualificada”, frisou Fernanda.

Outro membro do Fórum EJA RS, professor Guilherme Reichwald Jr, falou sobre a importância de trabalhar juntos pelos coletivos dos Fóruns. “É importante trazer as discussões para todos, estão sendo tomadas decisões coletivas e o momento é de união para ações conjuntas”, resumiu o professor.

Mara Verlaine Oliveira do Canto, da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA), lembrou que a carta é um “compromisso”. “Ela [a carta] parte do princípio de que estamos nos comprometendo com a sociedade para que realmente consigamos que os eixos sejam debatidos e tudo que foi proposto seja realizado”, concluiu Mara Verlaine.

O professor Felipe Comunello, professor do Campus Litoral da UFRGS e presidente do Conselho de Representantes (CR) da ADUFRGS-Sindical considerou que o documento é consistente e representativo, e sugeriu que os princípios sejam transformados em peças de divulgação para reforçar os momentos de luta pela Educação. “São ideias que dizem muito, sugiro tirar do arquivo e transformar em luta concreta”, acrescentou Comunello.

A professora Sônia Mara Ogiba agradeceu a todas as falas consolidadoras da proposta de Carta de Princípios apresentada. “Estamos nesse momento nos constituindo enquanto Fórum Estadual Popular aqui no RS, esse é um movimento importante para nossa mobilização aqui no estado”, referiu Sônia. 

Informou que a organização da Conferência deve trazer nomes significativos para as discussões, como a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, o professor Miguel Arroyo, a ex-presidenta Dilma Rousseff (a confirmar) e as deputadas Sofia Cavedon e Maria do Rosário, entre outros nomes a serem confirmados. Ao final foi feito um chamamento para que todos e todas participem do lançamento na Assembleia Legislativa, no dia 27 de agosto, as 10 horas, e das atividades de pré-lançamento. “Vamos começar de maneira muito significativa, e isto por uma feliz coincidência, pelo Eixo de Direitos Humanos, nesta segunda-feira, 26, as 18 horas”, disse a professora Sônia, que também informou sobre a transmissão que será pelo Canal da própria CONEPE RS, no Youtube.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire

Canal CONEPE-RS 2021

https://tinyurl.com/CONEPE-RS-2021-YOUTUBE 

 

 

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022