Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Matéria traz na manchete “Conselho Universitário pede destituição da cúpula da UFRGS; MEC recebeu caso em agosto”

Na edição de 15 de setembro, o Jornal O Globo entrevistou o diretor tesoureiro da ADUFRGS-Sindical e representante do Conselho Universitário da UFRGS, Eduardo Rolim, sobre o pedido de destituição da cúpula da Universidade apresentado ao Ministério de Educação pela comunidade acadêmica, em agosto desse ano. O pedido foi realizado devido ao descumprimento de decisões do CONSUN, por parte do reitor, em relação à reforma administrativa implantada na UFRGS. O MEC ainda não tomou nenhuma decisão a respeito.

Veja a opinião do diretor Rolim em entrevista ao Jornal O Globo

Para o professor Eduardo Rolin de Oliveira, representante dos docentes no CONSUN, o grande problema atual é a falta de autonomia das universidades. Segundo ele, o clima é de angústia diante da situação da UFRGS e, em função da pandemia de Covid-19, a situação fica “dissimulada” porque as pessoas não se encontram diretamente. Agora, segundo ele, há um impasse enquanto deveriam ser discutidas questões “reais” como a dificuldade no retorno das aulas presenciais e a restrição orçamentária.

- A gente fica discutindo questões administrativas, isso é muito ruim para o ambiente universitário. Eu acho muito difícil o Ministério da Educação tomar uma posição, até porque o reitor foi nomeado mesmo sendo o terceiro colocado da lista. Acho difícil uma decisão contrária a isso - afirmou Oliveira.

Leia a matéria do Jornal o Globo produzida pela repórter Adriana Mendes.

Matérias relacionadas sobre: UFRGS