Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 06 de maio de 2019

Evento reúne dirigentes de universidades da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) realiza na UFRGS, no próximo dia 8 de maio, o Seminário Internacional Universidade, Sociedade e Estado, com o tema “Perspectivas regionais das relações entre Universidade, Sociedade e Estado”. O evento reunirá no Centro Cultural reitores de várias instituições do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai com o objetivo de aproximar acadêmicos e representantes de governo e da sociedade civil para promover a troca de ideias sobre temas estratégicos para a região. A programação do seminário conta com a conferência “Cultura, criação e liberdade em tempos difíceis”, do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que na sequência estará autografando seu livro “A Pátria Educadora em Colapso”. No turno da tarde, o governador Eduardo Leite participa dos debates. O evento é aberto ao público.

Na quinta-feira, dia 9, acontece o encontro de reitores da AUGM, em evento fechado para discussão de pautas da Associação. Por fim, na sexta-feira, dia 10, ocorre o Workshop Conjunto Para Jovens Pesquisadores, também no Centro Cultural da UFRGS. Na ocasião, serão apresentados trabalhos de doutorandos de universidades da AUGM e do Grupo Coimbra sobre os seguintes tópicos: governança e desenvolvimento sustentável; sustentabilidade ambiental, social e econômica; sustentabilidade e infraestrutura; agricultura sustentável; estratégias eticamente sustentáveis; representações da sustentabilidade ecológica e social. Trata-se de um evento científico aberto à participação do público interessado no tema.

Programação:

Manhã
9h - Saudação musical
9h45 – Abertura
Gerónimo Laviosa, Presidente da AUGM
Rui Vicente Oppermann, Reitor da UFRGS
Jane Fraga Tutikian, Vice-Reitora da UFRGS
10h – Conferência “Cultura, criação e liberdade em tempos difíceis”, com prof. Renato Janine Ribeiro (ex-Ministro de Estado da Educação)
11h45 – Sessão de autógrafos do livro “A Pátria Educadora em Colapso”, do prof. Renato Janine Ribeiro

Tarde
14h30 às 16h30 – Mesa de discussão
Coordenação
Gerónimo Laviosa, Presidente da AUGM
Rui Vicente Oppermann, Reitor da UFRGS
Apresentadores
Eduardo Leite, Governador do Estado do Rio Grande do Sul
Rodrigo Arim, Reitor da Universidad de la República - Uruguai
Jaime Perczyk, Presidente do Conselho Interuniversitário Nacional – CIN Argentina
Marcelo Knobel, Reitor da UNICAMP
Marcia Barbosa, Docente da UFRGS
Carolina Bahia, Jornalista – Grupo RBS
16h30 às 17h30 – Discussão

Matérias relacionadas sobre: UFRGS