Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 29 de abril de 2019

Plenário do conselho defendeu a Filosofia, Sociologia e Ciências Humanas.

UFRGS

Em sessão realizada na última sexta-feira, dia 26, o Conselho Universitário (CONSUN), órgão superior da UFRGS, manifestou-se em defesa da Pluralidade de Conhecimento produzido nas universidades e contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06-2019, que promove alterações no Sistema de Previdência Social.

Na primeira das moções (íntegra do texto aqui), o CONSUN reafirma o princípio constitucional da autonomia universidade, apontando que “o conhecimento em Filosofia, Sociologia e nas demais ciências humanas compõe o quadro de saberes que levaram ao progresso das civilizações e ao desenvolvimento social da espécie humana. Portanto, é fundamental que sua produção permaneça sendo estimulada e abrigada pelas universidades, para que se assegure esse patrimônio cultural às gerações futuras. No contexto em que se questiona a validade e a legitimidade desses conhecimentos, o CONSUN reafirma que a finalidade estatutária da UFRGS é a produção de conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico, integrados no ensino, na pesquisa e na extensão”.

Em relação à PEC 06, o Conselho definiu o conteúdo da Proposta como grave ataque à Previdência Social, além de criticar a falta de transparência que caracteriza o debate da medida. A íntegra da moção pode ser consultada no site do CONSUN.

 

Matérias relacionadas sobre: UFRGS