O objetivo das discussões é chamar a atenção da sociedade para os problemas viscerais do Brasil
Texto e fotos: CUT-DF
Entre 17 a 23 de setembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promove a 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Em razão das eleições gerais em outubro, este ano, o evento foi adiado, a fim de possibilitar a inclusão da pauta educacional e social no debate eleitoral.
Sob o tema “Pensar em educação é pensar no Brasil: nosso futuro depende do seu voto”, a ação realizará um amplo diálogo com a sociedade ― em especial, com a comunidade escolar ― acerca das principais demandas sociais a serem atendidas pelos políticos eleitos para o próximo período.
Para realização da 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, a CNTE produziu um material que elenca os principais pontos defendidos pela categoria. Os textos do documento servirão de subsídio para os debates que os sindicatos filiados à Confederação promoverão em todo país sobre temas variados. Entre eles, o direito à educação, reforma previdenciária, saúde dos trabalhadores em educação, reforma trabalhista e fiscal, privatização, terceirização e militarização da educação pública.
O objetivo das discussões é chamar a atenção da sociedade para os problemas viscerais do Brasil, convidando todos e todas para debaterem os assuntos nas plataformas dos candidatos aos diferentes cargos eletivos.
Também como parte da programação, a CNTE convoca seus sindicatos filiados a promoverem atos públicos na quarta (19), em memória de Paulo Freire ― patrono da educação brasileira ―, e em defesa da democracia.
Confira a programação
17 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
Coletiva de imprensa nos sindicatos – Debate com os profissionais da educação e comunidade escolar sobre a Reforma Política.
18 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)
Dia de “ocupação das escolas” – Debate sobre as reformas e políticas educacionai
19 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
Ato público em memória de Paulo Freire e em defesa da democracia.
20 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)
Debate sobre Reforma Tributária Solidária, em conjunto com ANFIP, FENAFISCO e outras entidades parceiras.
21 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Debate sobre Reforma Agrária e Desemprego no Brasil, em conjunto com MST, CONTAG e Centrais Sindicais.
22 DE SETEMBRO (SÁBADO)
Atividades de panfletagem sobre as pautas da educação direcionadas aos candidatos nas eleições gerais (ocupar feiras, praças, praias e demais locais públicos).
23 DE SETEMBRO (DOMINGO)
Atividades de interação com a comunidade para divulgar as pautas da educação pública de qualidade (corridas, passeios ciclísticos, teatro e outras atividades culturais).